Na hora de fechar um negócio, é preciso mais do que saber vender, mas, sim, mostrar ao cliente, dentro do que ele busca, que aquele é o melhor negócio que ele está fazendo na vida dele.
Neste sentido, as técnicas de persuasão podem ajudar (e muito!).
Você sabe como persuadir o seu cliente com elas? E o melhor: da maneira certa?
Confira algumas dicas separadas especialmente pela equipe comercial da Soma!
1) Escassez
O gatilho da escassez é um dos mais conhecidos da área comercial e consiste em trabalhar o serviço ou produto de forma escassa, como o nome já adianta.
“Últimos lotes”, “última chance”, “vagas limitadas” ou expressões similares podem ser boas opções na hora de trabalhar a escassez com o seu possível cliente.
Desta forma, ele sentirá uma necessidade maior de não perder aquela oportunidade incrível que você estará oferecendo a ele.
2) Autoridade
Trabalhar a autoridade também é essencial na hora de trabalhar com a persuasão.
Quando você se coloca como autoridade no assunto, você ganha credibilidade e mais confiança do seu cliente de que aquele negócio é o negócio da vida dele e que é quase impossível dele ignorar.
Ele acredita no que você está falando e vendendo e, isso, além de possibilitar uma maior chance de compra, pode fidelizar o seu cliente, fazendo com que ele volte a te procurar em outros momentos.
3) Simpatia
Parece besteira e até básico, mas muita gente não pratica a simpatia na hora de fechar negócios, sendo, inclusive, mal educado com ele.
Criar uma atmosfera acolhedora e simpática, com uma postura que realmente demonstre alegria e animação, faz toda a diferença para o cliente, o fazendo se sentir mais à vontade.
Além disso, a empatia também é muito válida nessas horas.
Se colocar no lugar do cliente e realmente entender o seu lado, a sua dor e do que ele precisa, além de demonstrar preocupação, pode ajudar a encontrar algo para ele de forma mais assertiva.
4) Reciprocidade
Já ouviu falar na frase “reciprocidade é tudo”!
Ao fazer um favor para o seu cliente, por exemplo, ele vai se sentir um pouco mais inclinado a te retribuir este favor, de forma recíproca, também.
Uma relação de negócios deve ser proveitosa e recíproca para ambos os lados, uma via realmente de mão dupla.
Portanto, tenha também a reciprocidade em mente na hora de vender os seus lotes, pois esta também é uma excelente técnica de persuasão!