Se você já ouviu falar que o Espírito Santo é um lugar surpreendente, pode acreditar que é! Praias, montanhas e muita paisagem de tirar o fôlego, você encontra por aqui.
O Sul do Espírito Santo abriga destinos poucos conhecidos da Região Sudeste, mas se você gosta de explorar novos lugares longe das grandes capitais, saiba que esse é o lugar certo.
Para te ajudar a escolher o seu próximo destino, nós separamos cinco pontos turísticos do Sul capixaba que valem a pena visitar.
Importante considerar que, dentro do contexto em que vivemos, todo o cuidado é pouco. Portanto, optamos por indicar lugares mais distantes e ao ar livre.
Cuide-se!
1) Falésias de Marataízes
Se você passar por Marataízes, é obrigatório conhecer as falésias. Com um visual impressionante, a região conta com praias de vegetação quase intocada.
As falésias de Marataízes se espalham por todo o trecho entre as praias de Boa Vista do Sul e Praia dos Cações.
É um lugar paradisíaco, como podemos ver pela foto, não é?
Foto: Capixaba da Gema
Vale a pena conferir!
2) Distrito de Matilde
Localizado no interior do município de Alfredo Chaves, as belezas e paisagens de Matilde são inconfundíveis e chamam a atenção de todos os turistas que já passaram por lá.
No local há inúmeras atrações, mas as que merecem destaque são: a Cachoeira Engenheiro Reeve, mais conhecida como Cachoeira de Matilde.
Dá uma olhada nela!
Foto: Planeta Vertical
3) Pedra Roxa
O ponto turístico localizado em Ibitirama é cercado de poços naturais e ganha destaque pelo visual paradisíaco de águas tranquilas, transparentes e tons esverdeados.
E o que pouca gente sabe é que o famoso Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do Brasil, fica no município de Ibitirama.
Se você gosta de trilha e de escalada, vai curtir muito esse passeio!
Foto: Capixaba da Gema
4) Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça
O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça fica localizado a 33 km do município de Alegre e a 228 km de Vitória, capital do Espírito Santo.
O parque é formado por quatro trilhas, com diferentes níveis de dificuldade, e as visitas podem ser realizadas com o auxílio de guias.
Para chegar na cachoeira, são 800 metros a pé pela Mata Atlântica preservada.
O local fica aberto à visitação diariamente das 8h às 17h e possui boa estrutura de trilhas sinalizadas, área de lazer, estacionamento e banheiros.
Foto: IEMA
5) Mosteiro Zen Morro da Vargem
O Mosteiro fica localizado no município de Ibiraçu, a 70 km da capital, e é considerado o primeiro mosteiro zen-budista da América Latina.
Construído na década de 70, o local possui 350 metros de altura e conta com uma vista privilegiada das belezas naturais de Ibiraçu, além da famosa estátua do Buda gigante. Além disso, o Mosteiro possui uma extensa área de mata preservada.
Se você curte um ambiente de silêncio e contemplação da natureza, o Mosteiro Zen Morro da Vargem é o local certo para você visitar!
Foto: Ricardo Medeiros/A Gazeta